Austrália - Dicas - Vistos - Informação
   Home   |   Fórum   |   Artigos   |   Classificados   |   Guia de Serviços   |   Notícias   |   Relatos   |   Parceiros   |   Contato   
Fórum

Vistos Austrália

Cursos e Escolas

The Barbecue

Vistos UK

The Pub

Sushi Bar
Informações

Vistos

Acomodação

Trabalho

Índice...
Guia/Serviços

Profissionais

Associações

Tópicos recentesTópicos recentes  Mostra Lista dos Membros do FórumLista de membros  Procurar o fórumProcurar  AjudaAjuda
  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar
Vistos e Imigração - Austrália
 Canguru Forums : Vistos e Imigração - Austrália
Assunto Tópico: Statutory declaration, como fazer?  Responder
Autor
Mensagem << Tópico Anterior | Próximo Tópico >>
eberjoe
Groupie
Groupie

Status: Offline
Enviado: 27/05/2007 em 07:35 | IP gravado Citação de  eberjoe

Olá pessoal! Estou na fase de reunir referências para envio à assessing authority, no meu caso a TRA. Meu problema talvez não seja estranho a vocês por isso estou recorrendo em busca de ajuda.
Uma das empresas onde trabalhei já não existe mais, e outra está um tanto relutante em fornecer uma referência. A TRA e DIAC orientam a fazer Statutory Declarations nesses casos. Provavelmente é uma declaração juramentada registrada em cartório ou algo parecido. Vi no fórum British Expats que muitos ingleses recorrem a isso, mas tenho dúvidas quanto à aceitação de um documento parecido do Brasil, ou mesmo se existe isso aqui.

Alguém já esteve nessa situação e pode me orientar por favor?

Obrigado!
Ver eberjoe's Perfil Procurar outras mensagens eberjoe

aussie_wannabe
Senior Member
Senior Member

Enviado: 27/05/2007 em 15:48 | IP gravado Citação de  aussie_wannabe

Olá eberjoe,

Estou com uma dúvida semelhante, na verdade a empresa onde trabalhava anteriormente também não existe mais.

Me parece que se conseguirmos declarações de clientes atendidos ou até de outros funcionários da empresa vale como comprovação. Vamos ver se alguém que já passou por isso pode nos orientar da forma correta como deve ser feito, uma vez que eles devem ter a possibilidade de contatar essas pessoas via telefone, em inglês.

Abraço!
Ver aussie_wannabe's Perfil Procurar outras mensagens aussie_wannabe

aussie_wannabe
Senior Member
Senior Member

Enviado: 30/05/2007 em 13:40 | IP gravado Citação de  aussie_wannabe

eberjoe,

Você descobriu alguma coisa sobre essas declarações?

Abraço!

Camardelli
Moderator
Moderator

Enviado: 30/05/2007 em 16:05 | IP gravado Citação de  Camardelli

Aussie,
Voce esta certo. Voces mesmo podem redigir uma declaracao, em Ingles, dizendo que trabalharam no periodo tal e prestaram tal servico. Facam o colega, ex-chefe, sei la quem assinar e autentiquem em cartorio, ou, melhor ainda, pecam para um medico ou contador ou advogado ou juiz (pessoas aceitas pelo governo australiano) atestarem a veracidade do documento. Fiz isso uma vez com um primo meu que e medico (e nao tem o mesmo sobrenome) e nao tive problema algum.

Boa sorte.

aussie_wannabe
Senior Member
Senior Member

Enviado: 30/05/2007 em 20:40 | IP gravado Citação de  aussie_wannabe

Eduardo,

Obrigado pelo toque.
Vou fazer a declaração do jeito que você orientou.

Mais uma vez agradeço a ajuda!

Forte abraço!

eberjoe
Groupie
Groupie

Enviado: 05/08/2007 em 04:58 | IP gravado Citação de  eberjoe

Update:

Pessoal, as Statutory Declarations têm formato próprio, são feitas com base em juramento sobre a Bíblia e refêrencia ao Act sobre SD's, da década de 50.
Portanto, reafirmo que a pessoa que testemunha a SD deve conhecer este Act. Há todo um "cerimonial" e palavras corretas a serem postas.. existem formulários prontos pela internet, mas ainda não descobri se posso mandar uma SD válida do Brazil. A embaixada não responde meus emails e quando ligo pra eles entro num menu de voz que nao me leva a nada :S

Camardelli
Moderator
Moderator

Enviado: 06/08/2007 em 22:42 | IP gravado Citação de  Camardelli

eberjoe,
Again, so para tranquilizar o pessoal. Precisei usar 2 statutory declarations ai do Brasil enviando para ca e, na verdade, nao fazia a minima ideia da existencia desse documento que tu mencionas. Enviei tudo e nunca tive um problema ou questionamento. Por experiencia, acho desnecessario...mas, essa vai ser uma decisao pessoal.
Abraco.

eberjoe
Groupie
Groupie

Enviado: 07/08/2007 em 05:24 | IP gravado Citação de  eberjoe

Camardelli Escreveu:
eberjoe,
Again, so para tranquilizar o pessoal. Precisei usar 2 statutory declarations ai do Brasil enviando para ca e, na verdade, nao fazia a minima ideia da existencia desse documento que tu mencionas. Enviei tudo e nunca tive um problema ou questionamento. Por experiencia, acho desnecessario...mas, essa vai ser uma decisao pessoal.
Abraco.

Eduardo,
Eram Statutory Declarations com o formato legal que eu descrevi acima, ou eram declarações que vc mesmo formulou e pediu pra registrar firma aqui? Fiquei confuso.. vc nao sabia que existia, mas seu agente te indicou? ou nao sabia até agora?
O TRA, Assessing Authority ra minha profissão, é muito exigente em detalhes e verificações... por isso minha angústia
Um abraço!

Camardelli
Moderator
Moderator

Enviado: 07/08/2007 em 19:12 | IP gravado Citação de  Camardelli

eberjoe,
Eram declaracoes que eu mesmo formulei. E nem registrei firma.
Eu nao usei agente, portanto nao receberia indicacao da existencia desse documento. Na epoca em que precisei usar esse documento, fiz uma busca no google mesmo, copiei o formato, alterei os dados, coletei a assinatura de um "terceiro" e assinei. Nem fui em cartorio nem nada. Obviamente ja redigi o documento em Ingles.
Talvez a TRA exija esse nivel de detalhamento e dai e um ponto que tu vais ter que pesquisar com eles. O meu orgao, por exemplo, no proprio site ensina como "fazer sua propria declaracao estatutaria", aconselhando, inclusive, a redigir em Ingles e coletar a assinatura de alguem apto (medico, contador, juiz, tabeliao, etc) que leia e entenda Ingles para poder assinar e corroborar. E foi exatamente o que eu fiz 2 vezes.
Espero ter esclarecido mais agora.
Abraco!

eberjoe
Groupie
Groupie

Enviado: 08/08/2007 em 04:23 | IP gravado Citação de  eberjoe

Eduardo,

SHOW DE BOLA!

Era essa resposta que eu queria ler! Muito obrigado pelo esclarecimento e por sempre estar disposto a ajudar!

Abraço!

Página de 3 Próximo >>
  ResponderNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para
Voce não pode enviar novos tópicos neste fórum
Voce não pode responder os tópicos neste fórum
Voce não pode deletar suas mensagens neste fórum
Voce não pode editar suas mensagens neste fórum
Voce não pode criar enquetes nesse fórum
Voce não pode votar enquetes nesse fórum

Copyright © Canguru.info O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.

Newsletter

Digite seu email
Enquete
Qual região exporta mais brasileiros pra Austrália?

Norte

Nordeste

Centro Oeste

Sudeste

Sul