Para o imigrante recém chegado na Austrália existem muitos obstáculos a serem superados: falta de experiência local, desconhecimento do mercado de trabalho australiano, dificuldade de fornecer referências locais, adaptação ao novo país e cultura, e principalmente o inglês para os marinheiros de primeira viagem que nunca moraram fora e precisam de um tempo para ajustar os ouvidos até ficarem com o inglês afiado.
A falta de experiência local é um problema sério. Não importa se você trabalhou em uma das maiores empresas do Brasil pois o seu empregador não vai ter a mínima idéia se aquela era uma empresa séria ou uma firma de fundo de quintal. Ajuda colocar no curriculum o website da empresa ou uma pequena descrição da mesma e também ter sempre uma atitude positiva durante as entrevistas. Por exemplo, se lhe perguntarem como esta sendo a adaptação ao novo país, não caia na armadilha de chorar as mágoas. Responda positivamente dizendo que está muito feliz com o novo país e pretende ficar poraqui por muitos anos, pois o australiano sempre fica com o pé atrás com aqueles que acabaram de chegar e ainda não se estabeleceram por lá.
Para quem veio através do Skilled Independent Migration, provavelmente já possui a profissão reconhecida na Austrália pelo devido sindicato ou associação e também já possui uns bons anos de experiência na área além de um bom nível de inglês, pois todos estes items são requisitos do processo de imigração. Isto é um bonus na hora de procurar um emprego, pois os empregadores sabem que os que imigraram independentemente possuem estes requisitos e enxergam este tipo de imigrante como uma pessoa empreendedora pela iniciativa de buscar desafios profissionais em outro país.
Para aqueles imigrantes que vem através de outra categoria de visto ou como dependentes de um main aplicant como cônjuge ou parente, pode ser preciso reconhecer suas qualificações através de um sindicato ou associação profissional correspondente. Este processo de reconhecimento de habilidades varia muito para cada área, e porisso requer uma boa pesquisa on-line e contato com colegas de profissão que já passarm pelo mesmo processo na Austrália.
Quanto aos salários, a primeira coisa que se nota na Austrália é que a distribuição de renda é muito nivelada. Cerca de 80% da população ganha na faixa entre 30mil e 60 mil por ano. Para se ter uma idéia de quanto se paga em cada área vale a pena dar uma olhada nas ofertas de emprego dos principais sites de emprego on-line, veja lista abaixo.
Os anuncios mencionam o salário bruto que deve ser descontado de imposto de renda retido na fonte, mais o Medicare Levy, que variam de acordo com a faixa salarial. Para detalhes sobre a taxa de imposto que incide sobre um salário visite o site do Australian Taxation Office - ATO. Para empregos permanentes que correspondem ao nosso sistema CLT com carteira assinada, existe ainda o Superannuation que corresponde ao sistema de previdência ou aposentadoria e é calculado em 9% do salário bruto. Sendo assim, alguns anúncios de emprego informam o salário como "base salary" ou "package", ou seja se o anúncio informa package significa que o valor já inclui os 9% referente ao superannuation. Outros direitos de trabalhadores permanentes incluem período férias que podem variar de empresa para empresa, mas normalmente são de 20 dias úteis por ano. |