Austrália - Dicas - Vistos - Informação
   Home   |   Fórum   |   Artigos   |   Classificados   |   Guia de Serviços   |   Notícias   |   Relatos   |   Parceiros   |   Contato   
Fórum

Vistos Austrália

Cursos e Escolas

The Barbecue

Vistos UK

The Pub

Sushi Bar
Informações

Vistos

Acomodação

Trabalho

Índice...
Guia/Serviços

Profissionais

Associações
Visto Permanente para imigração para a Austrália - 01/10/2005
Para quem deseja imigrar permanentemente, o governo australiano oferece um programa de imigração com o objetivo de atrair pessoas com habilidades em demanda ou pessoas que estejam interessadas em viver em áreas regionais do país.

O programa também oferece outras categorias de imigração, como por exemplo refugiados, razões humanitárias ou através do patrocínio de um familiar cidadão autraliano. Mas a grande maioria dos imigrantes vem através do General Skilled Migration que foi desenvolvido para atrair mão de obra especializada que esteja em carência no país. Estas categorias de mão de obra podem ser encontradas em uma lista de profissões chamada Skilled Occupation List - SOL que é divulgada pelo departamento de imigração e varia conforme a demanda de profissões.

Imigração: teste de pontosRequisitos

Além de possuir uma profissão na lista SOL, existem outros requisitos que devem ser preenchidos, mas basicamente é preciso cumprir os seguintes critérios:

  • Ter menos de 45 anos no momento da aplicação
  • Ter a profissão reconhecida pela respectiva autoridade australiana (assessing authority), para que suas habilidades sejam reconhecidas na Austrália
  • Ter um bom nível de domínio de Inglês
  • Ter alguns anos de experiência profissional na sua área de trabalho ou completado um curso correspondente na área em uma instituição de ensino Australiana

Cada um dos critérios acima representa uma quantidade de pontos que ao todo devem satisfazer uma nota de corte estabelecida pelo DIMIA. Por exemplo para o critério idade, os pontos são obtidos por faixa etária: 18-29anos = 30 pontos, 30-34anos = 25 pontos, 35-39anos = 20 pontos. Para o critério profissão, existem aquelas que dao mais ou menos pontos.

As regras de pontuação podem ser encontradas no Booklet 6 do DIMIA, que é como um manual do General Skilled Migration e pode ser encontrado no link abaixo. Ele explica todas as regras do processo, incluindo as categorias disponíveis para imigração, lista de profissões e o teste de inglês. O manual é leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em imigrar para a Austrália.
faça o download do Booklet Booklet 6 do DIMIA sobre imigração

Skills assessment

Antes de iniciar o processo junto ao departamento de imigração australiano, você deve passar por uma fase de reconhecimento de profissão (Skills Assessment). Esta fase serve para que o candidato possa provar que pode exercer a sua profissão na austrália. Você deve ter a sua profissão reconhecida pela respectiva organização (“assessing authority”) na Austrália. Para cada profissão existe um órgão controlador, assim como temos no Brasil os CREA, CRM, CREFITO, OAB. Ao final desta fase, você vai receber um documento chamado “skills assessment”, que vai dizer se a sua formação acadêmica e experiência profissional são equivalentes aos dos padrões australianos. Para saber qual Assessing Authority é responsável pela sua profissão, consulte o Booklet 6 no link acima.

Os documentos necessários estão especificados nos sites de cada “assessing authority”, mas no geral são necessários o diploma, histórico escolar e documentos que comprovem a sua experiência profissional. Todos documentos que nao estejam em ingles precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado. Empresas especializadas ou tradutores autônomos podem ser encontrados nas listas de páginas amarelas ou nas escolas de inglês.

Esta é a etapa mais importante e mais trabalhosa do processo pois é necessário juntar um grande volume de documentos, cartas de referência e atestados, além do trabalho necessário de autenticar cópias em cartório e providenciar a tradução juramentada de todos os documentos.

Teste de InglêsIELTS teste de inglês

O inglês é avaliado através do exame IELTS que no Brasil é normalmente oferecido pelo British Council nas principais capitais. O exame consiste de quatro módulos: listening, writing, reading e speaking com uma nota independente para cada um deles e tambem uma média geral. O DIMIA exige uma pontuação mínima de 5 em CADA uma das quatro provas (não vale a média) numa escala de 0 a 9. Se você conseguir mais do que 6 em cada prova, são somados mais 5 pontos no seu “application”. Caso você fracasse na primeira tentativa, o teste só pode ser feito novamente depois de três meses. Vale a pena lembrar que o certificado tem validade que é levada em consideração na aplicação junto ao DIMIA.

Permanent Resident

carimbo de chegada no passaporteO visto concedido nesta categoria é o de Permanent Resident. Este visto permite ao portador permanecer na Austrália indefinidamente sem nenhuma restrição de trabalho e podendo utilizar o sistema de saúde. Existem algumas diferenças entre um PR e um cidadão australiano, como direito a voto, emprego em cargos públicos e seguridade social. Após um periodo de espera, o PR tem direito de solicitar a cidadania australiana. O governo australiano não exige que se abra mão de outras cidadanias para se obter a Australiana, portanto o brasileiro pode manter as duas cidadanias.

Custos envolvidos

Os custos podem variar dependendo da complexidade do processo, que pode ser maior ou menor, dependendo do tipo do visto, estado civil e existência de dependentes. Para dar alguns exemplos (valores sujeitos a alteração), podemos citar alguns custos do visto do tipo Skilled Independent (residência permanente). O Skills Assessment fica em torno de AUD$350,00 (dólares australianos) mas varia de acordo com a assessing authority. A segunda fase, com o DIMIA (depto de imigração australiano), custa atualmente AUD$ 1745,00. Estes valores não são reembolsáveis, ou seja, ele não é devolvido caso o visto seja negado. Além destes custos, você vai gastar com traduções juramentadas, postagem de documentação para austrália e autenticações de documentos entre outros.

Tempo de processamento

Segundo o manual do DIMIA, o processo pode levar 50 semanas (aplicação junto ao DIMIA, sem contar o skills assessment). Mas existem fatores que influenciam no tempo de processamento: profissão em maior demanda, aplicação para áreas regionais ou até mesmo sorte. Esta é uma questao polêmica para a qual a melhor resposta é acompanhar como andam as liberações de vistos através de fóruns de discussao ou sites como o Austimeline - http://www.austimeline.com

Mais informações

Site do DIMIA - Department of Immigration and Multicultural and Indigenous Affairs: http://www.immi.gov.au
Fórum de imigração do Canguru.info: http://canguru.info/Forum
Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre o assunto: FAQ sobre Imigração

Obs: As informações contidas nesta seção devem ser utilizadas apenas como orientação. Para informações oficiais consulte o site da Embaixada da Austrália ou o site da do departamento de imigração Australiano.


 Mais Artigos  
IELTS - Perguntas e Respostas - 29/01/2010
O exame do IELTS (International English Language Testing System) é desenvolvido pela Cambridge University e ministrado pelo British Council. No Brasil, a única empresa autorizada a aplicar o teste é o British Council...mais
Agentes de Imigração: Prós e Contras - 10/05/2007
Todo mundo que considera imigrar para Austrália já considerou um dia o fato de utilizar os serviços de um agente de imigração....mais
Vistos para a Austrália - 01/10/2005
Pensando em jogar tudo para o alto e passar uma temporada estudando ingles na Australia?...mais
Visto de turista para a Austrália - 01/10/2005
O visto de turista e indicado para fins turisticos, visita de familiares ou outros propositos de curta temporada que nao envolvam trabalho....mais
Visto de estudante para a Austrália - 01/10/2005
O visto de estudante para eh utilizado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas na Austrália, para fazer curso de inglês, intercâmbio, graduação ou pós-graduação...mais


Copyright © Canguru.info O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.


Newsletter
 
Digite seu email
Enquete
Qual a cidade com melhor qualidade de vida na australia?

Sydney

Melbourne

Brisbane

Perth

Canberra