O exame IELTS é parte importante do processo de imigração para a Austrália e também dos que desejam buscar uma vaga em alguma universidade lá fora.
Abaixo algumas perguntas frequentes sobre o exame e respostas fornecidas por Rosi Vieira da agência Interagir que é instrutora do exame IELTS há vários anos.
Quem aplica o teste no Brasil e com que frequência?
O exame do IELTS (International English Language Testing System) é desenvolvido pela Cambridge University e ministrado pelo British Council.
No Brasil, a única empresa autorizada a aplicar o teste é o British Council Brazil, ou seja, são eles que treinam e coordenam os examinadores. Em São Paulo há 2 sessões por mês e na maioria das vezes aos sábados.
O objetivo do teste é avaliar dentro de uma escala de 0 a 9 a proficiência na língua inglesa nos quesitos fala, escuta, leitura e escrita.
Como está estruturado o exame?
A estrutura consiste em:
Na parte oral, sendo uma entrevista de 15 a 20 minutos com o examinador, única parte que é efetuada individualmente e a conversa gravada. Por isso é agendado um horário pela manhã no dia do teste ou um dia antes do chamado parte escrita.
A parte escrita é ministrada a tarde, iniciando por volta das 12 –13 horas, composta pela escuta, leitura e escrita.
A escuta consiste em um teste de 40 questões dividido em 4 sessões, levando 30 minutos e mais 10 minutos para transferir as respostas para a folha de resposta.
Após a parte de escuta, há mais 1 hora de leitura, respondendo também 40 questões e 1 hora de escrita efetuando 2 tarefas.
Quanto custa e em quanto tempo recebo os resultados?
O valor é de R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais) e o certificado do exame do IELTS é recebido em torno de 13 a 15 dias úteis após efetuado o exame via correio.
Caso deseje repetir o teste, posso faze-lo logo em seguida?
Sim.
Caso eu não concorde com a nota que me foi dada, posso recorrer? A probabilidade de alterarem a nota é grande?
Sim, porém é obrigatório a emissão de um cheque caução no valor do teste. Caso o processo de EOR não seja aprovado, o valor do cheque não é ressarcido. Leva em torno de 2 meses. A probabilidade de alterarem a nota é baixíssima.
Academic ou General Training, quais as diferenças e qual o melhor exame para mim?
O teste Academic é destinado à quem tem o interesse em ingressar em um curso profissionalizante ou de nível superior (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) no exterior.
Por outro lado, o teste General Training quem presta são os interessados em processo de imigração ou no meio corporativo como comprovação de nível da língua inglesa.
A diferença está apenas na parte da leitura e na primeira tarefa relacionada à parte escrita.
Além do departamento de imigração australiano, onde mais o IELTS é utilizado como teste de avaliação do inglês?
O exame do IELTS é utilizado por todas as universidades internacionais para comprovar a proficiência na língua inglesa dos alunos não falantes nativos da língua inglesa.
Além disso, o exame do IELTS é solicitado pelo departamento de imigração canadense e por empresas para avaliarem o nível de inglês de seus empregados.
Existem livros, simulados ou sites na internet que são uma boa referência pra quem quer se preparar?
O exame do IELTS é efetuado no papel a lápis e borracha. Por isso NÃO é recomendável a prática via Internet. Há vários livros de simulado do teste publicados pela Cambridge. Os candidatos podem encontrar nas livrarias SBS e DISAL.
A InterAgir
é uma consultoria linguística que oferece cursos preparatórios e simulados para teste de proficiência na língua inglesa IELTS e GMAT. Por sua parceria com a British Council, oferecem todos os meses uma sessão de aplicação do teste oficial do IELTS. O candidato realiza a parte oral (speaking) e a parte escrita (listening, reading e writing) no mesmo dia.
Para maiores informações visite: www.interagirsp.com.br
|