Mudar-se para a Austrália pode significar o sonho de vida de muitos Brasileiros. Realizá-lo, é um processo ainda maior e que envolve, sem sombre de dúvida, um grande tempo de planejamento.
No momento de planejar os custos de uma mudança, o custo de moradia toma as rédeas e pode ser, em muitos casos, o mais dispendioso de todos. Nesse artigo tentaremos mostrar como planejar esses custos e como funciona o Mercado imobiliário Australiano.
Na maioria dos casos, os imigrantes recém chegados moram mesmo de aluguel. Muitos por não terem contatos no pais e terem que acomodar a si e a sua familia, outros por falta de dinheiro para comprar um imóvel e outros, ainda, por opção, conveniência ou comodidade. Dos fatores citados anteriormente, com certeza o fato de faltar dinheito para comprar um imóvel pode ser o principal responsável para que os imigrantes optem, na maioria dos casos, pelo aluguel. Pelo menos no início da readaptação de suas vidas.
Isso se deve, particularamente, a dois fatores principais. Quais sejam:
1 – Alto custo dos bens imóveis na Austrália.
2 – Altas de Juros na Economia e Empréstimos de Longo Prazo/Hipotecas (Mortgage).
Discorrerei superficialmente sobre esses dois fatores, tentando mostrar dados e comentários bem próximos da realidade, de forma que possam estar incluindo tudo isso nas suas considerações ao planejarem suas vidas por aqui.
1 – Alto custo dos bens imóveis na Austrália.
Comprar um imóvel na Austrália não é tarefa simples. Nem de longe. Os custos são altos e isso, obviamente tem uma explicação lógica.
As grandes cidades crescem em percentuais muito acelerados e a cada ano que passa as zonas metropolitanas tornam-se menos enxutas e mais densas demograficamente. Isso porque o pais atrai muitos imigrantes em face de sua crescente potencialidade econômica, além dos próprios Australianos que saem de suas cidades pequeninas do interior para habitar grandes centros. Esse movimento populacional, por si só, já justifica o aquecimento do Mercado de imóveis e contribui para a alta dos preços. Um terreno então, para construir uma casa por exemplo, é bastante caro. A medida em que a localidade do terreno ou do imóvel em si vai se afastando do centro das cidades, o seu preço tende a diminuir. Acontece em 90% dos casos por aqui.
Outro fato que cabe menção é o custo da mão-de-obra. Caríssimo. Aqui, um marceneiro, um eletricista, um encanador, um colocador de pisos e azulejos, etc, tem o mesmo status que um contador, advogado, engenheiro e etc. O valor que eles recebem por hora em muitas vezes supera o valor dessas outras profissões mais valorizadas no Mercado Brasileiro e isso joga o custo de uma obra lá pra cima.
Taxas e impostos são pequenos se comparados à esses custos e não atrapalham muito na hora de planejar uma compra.
2 – Altas de Juros na Economia e Empréstimos de Longo Prazo/Hipotecas (Mortgage).
Mortgage significa hipoteca e, para aqueles que nao conhecem nem mesmo esse termo, nada mais é do que um empréstimo financeiro, com finalidade de compra de bem imóvel. Tem como principais características o alto valor principal e o longo prazo. Geralmente as hipotecas são empréstimos com duração média de 20 a 30 anos.
Seu valor principal é alto e isso se deve ao fato de o preço dos imóveis serem altos.
As altas nas taxas de juros na economia, que têm sido constanstes nos últimos meses por aqui, como esforço para conter o avanço da inflação (4% ao ano na media) também vão ter reflexos nessa modalidade de financiamento, fazendo com que os juros que se paguem sobre o capital principal do mortgage aumentem ao longo do tempo.
Para refletir, coloco aqui um exemplo prático, extraído do site www.aussie.com.au – empresa especializada em empréstimos com esse fim.
Dados do exemplo:
Valor do Empréstimo: 300 mil dólares
Taxa de Juros annual: 9%
Prazo do Empréstimo: 30 anos
Pagamentos Mensais: $2,413.87
Total de Juros pagos no final do empréstimo: $568,992.43 dólares
Analisando o exemplo acima, conclui-se que no final do empréstimo, o total pago ao financiador foi de $868,992.43 dólares. Exatamente, quase 2,90 vezes o valor que foi pego emprestado no início do empréstimo.
Com isso, facilmente entende-se, porque é realmente caro comprar uma casa ou apartamento por aqui e também porque, de isso ser, muitas vezes, o projeto da vida de muitas pessoas e famílias Australianas e de imigrantes.
Como contrapartida, os imóveis e os terrenos adquiridos são grandes, espaçosos, bem projetados, modernos e têm alto giro de Mercado e bom retorno se comprados para investimento.
Desejo que esse artigo tenha trazido boas e reais noções sobre essa questão e que possa ajudá-los em seus planejamentos e decisões.
Sites de pesquisa de imóveis, para aluguel e compra:
www.realestate.com.au
www.domain.com.au
www.myhome.com.au
|