Você acha que a Austrália é forte somente em Natação, Tênis, Basquete e Vôlei de Praia? Então você precisa mergulhar um pouco mais na cultura deste país para conhecer um pouco mais dos esportes praticados e porque os Australianos gostam tanto deles.
Você já ouviu falar de Cricket? Bowls? Mais de um tipo de Rugby? Netball? Australian Football? Então esse artigo lhe ajudará a enteder, basicamente, um pouco sobre cada um desses esportes, explicando em linhas gerais cada modalidade e comparando com o que sempre praticamos no Brasil – quando possível!
Cricket – Também conhecido no Brasil como “taco-bola” – Uma mistura de beisebol e o taco-bola Brasileiro. Dois batedores de um time defendem as bases, aqui chamadas wickets, dos arremessos do time adversário. Os outros jogadores que não os arremessadores ficam evitando de a bola ir longe e tocar a “cerca” ou boundary, o que faz com que o time dos batedores ganhe mais pontos - e também tentando pegar no ar a “tacada” os batedores. O time que está batendo passa a arremessar quando 10 batedores perdem os wickets ou caem fora por terem suas batidas pegas no ar ou defenderem a base com o corpo, o que é proibido. O jogo pode durar 1 ou 5 dias e, acreditem, pode terminar empatado! É um esporte de verão, inventado para distrair os membros da coroa Britânica. Logo, é praticado por países de origem Britânica e ex-colônias. Recentemente, tivemos no Caribe, em Barbados, a copa do mundo de Cricket, vencida pela Austrália. Participaram as grandes potências do esporte: Austrália, Sri Lanka, Nova Zelânda, África do Sul, Índia, Paquistão e Inglaterra. Também houve a presença dos coadjuvates Irlanda, Bangladesh, Quênia, Zimbábue, Ilhas do Caribe, dentre outros.
Bowls – Conhecido no sul do Brasil como “Bocha” – Nas outras regiões é praticado apenas por descendentes britânicos e se conhece como bowls mesmo. Consiste em atirar uma bola pequena dentro de um espaço de grama ou saibro. A partir do posicionamento da bola pequena os jogadores de ambos os times atiram bolas maiores que têm o objetivo de se aproximar da bola menor. Aquele time que aproximar o maior número de bolas maiores da bolinha pequena, é o vencedor com mais pontos.
Rugby – Existe o Rugby League e o Rugby Union. Ambos são parecidos com o futebol americano, porém, sem proteção. E o futebol americano sempre vira motivo de piada, pois os Australianos dizem que é esporte de “fracos”, que usam proteções pelo corpo todo. Consiste em fazer o Try, que é o gol desse esporte. Os jogadores só podem passar a bola para o lado ou para trás, para frente só é permitido o chute. A diferença básica entre o Rugby League e o Rugby Union é que no Union, não há limite de tackles, ou combates, traduzindo. No Rugby League, cada vez que o time possui a bola e avança em direção à linha to Try ele pode sofrer 5 tackles. Se acontecer o sexto, a bola troca de posse e o outro time passa a atacar. No Rugby Union não existe esse limite. Os tries geralmente valem 4 pontos e dão direito a um chute que, se convertido, adiciona mais pontos ao time beneficiado. É muito agressivo mas talvez um dos esportes mais adorados pelos Australianos e, com certeza, pelos Neo Zelandeses.
Netball – Uma espécie de basquete, porém, com movimentos limitados. É jogado pelas mulheres e a Austrália é um dos países mais fortes do mundo nesse esporte. As regras são similares mas o contato físico é muito menor. Na hora de fazer uma cesta, por exemplo, a atacante não pode ser tocada e tem a liberdade de atirar a bola ao alvo.
Australian Footbal – Como o nome diz, só existe aqui mesmo. Uma mistura bem louca de futebol e rugby, com certa emoção sim. Consiste em fazer o gol, porém, há 3 goleiras, ou arcos. Um grande no meio e dois menores nos lados. Se a bola passa pelos menores, o time marca 1 ponto apenas. Se passa pelo arco grande do meio, são 6 pontos anotados. O jogo tem 4 quartos de 20 minutos e os placares são sempre dilatados. Ainda leva muitos Australianos aos estádios e tem uma liga nacional bem forte e organizada. Os passes para frente só podem ser feitos com chutes e as dimensões do campo oval são bem grandes. Se um jogador corre com a bola por um certo tempo, este é obrigado a quicá-la no chão para nao perder a posse.
Agora que já foi comentado um pouco sobre cada um, talvez você possa entender um pouco mais sobre a cultura Australiana, no que tange a esportes. Porém, é preciso ressaltar que o povo Australiano é apaixonado por esportes, de qualquer tipo. Esportes mais tradicionais e globais como Natação, Atletismo, Basquete, Voleibol, Vôlei de Praia e Futebol também são praticados e muito populares. Aliás, este último, depois da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, ganhou muito em popularidade e hoje é o esporte mais praticado pelas crianças nas escolas Australianas. Eu mesmo compareci em 2 jogos da liga profissional de primeira divisão com mais de 30 mil pessoas cada. A finalíssima, vencida pelo time de Melbourne que contava com 4 Brasileiros no elenco, terminou com o placar de 6x0, sobre o time de Adelaide, que contava com 1 Brasileiro e teve, durante uma breve passagem em Janeiro, Romário jogando 4 partidas (e embolsando a simbólica quantia de 1 milhão de dólares).
|