Austrália - Dicas - Vistos - Informação
   Home   |   Guia de Serviços   |   Fórum   |   Artigos   |   Classificados   |   Notícias   |   Relatos   |   Parceiros   |   Contato   
Guia/Serviços

Restaurantes

Saúde

Associações

Índice...
Fórum

Vistos Austrália

Cursos e Escolas

The Barbecue

Vistos UK

The Pub

Sushi Bar
Informações

Vistos

Acomodação

Trabalho

Índice...
Esportes na Austrália - por Eduardo Camardelli - 01/06/2007
Você acha que a Austrália é forte somente em Natação, Tênis, Basquete e Vôlei de Praia? Então você precisa mergulhar um pouco mais na cultura deste país para conhecer um pouco mais dos esportes praticados e porque os Australianos gostam tanto deles.

Você já ouviu falar de Cricket? Bowls? Mais de um tipo de Rugby? Netball? Australian Football? Então esse artigo lhe ajudará a enteder, basicamente, um pouco sobre cada um desses esportes, explicando em linhas gerais cada modalidade e comparando com o que sempre praticamos no Brasil – quando possível!

cricket-australia Cricket – Também conhecido no Brasil como “taco-bola” – Uma mistura de beisebol e o taco-bola Brasileiro. Dois batedores de um time defendem as bases, aqui chamadas wickets, dos arremessos do time adversário. Os outros jogadores que não os arremessadores ficam evitando de a bola ir longe e tocar a “cerca” ou boundary, o que faz com que o time dos batedores ganhe mais pontos - e também tentando pegar no ar a “tacada” os batedores. O time que está batendo passa a arremessar quando 10 batedores perdem os wickets ou caem fora por terem suas batidas pegas no ar ou defenderem a base com o corpo, o que é proibido. O jogo pode durar 1 ou 5 dias e, acreditem, pode terminar empatado! É um esporte de verão, inventado para distrair os membros da coroa Britânica. Logo, é praticado por países de origem Britânica e ex-colônias. Recentemente, tivemos no Caribe, em Barbados, a copa do mundo de Cricket, vencida pela Austrália. Participaram as grandes potências do esporte: Austrália, Sri Lanka, Nova Zelânda, África do Sul, Índia, Paquistão e Inglaterra. Também houve a presença dos coadjuvates Irlanda, Bangladesh, Quênia, Zimbábue, Ilhas do Caribe, dentre outros.

bowling Bowls – Conhecido no sul do Brasil como “Bocha” – Nas outras regiões é praticado apenas por descendentes britânicos e se conhece como bowls mesmo. Consiste em atirar uma bola pequena dentro de um espaço de grama ou saibro. A partir do posicionamento da bola pequena os jogadores de ambos os times atiram bolas maiores que têm o objetivo de se aproximar da bola menor. Aquele time que aproximar o maior número de bolas maiores da bolinha pequena, é o vencedor com mais pontos.

Rugby – Existe o Rugby League e o Rugby Union. Ambos são parecidos com o futebol americano, porém, sem proteção. E o futebol americano sempre vira motivo de piada, pois os Australianos dizem que é esporte de “fracos”, que usam proteções pelo corpo todo. Consiste em fazer o Try, que é o gol desse esporte. Os jogadores só podem passar a bola para o lado ou para trás, para frente só é permitido o chute. A diferença básica entre o Rugby League e o Rugby Union é que no Union, não há limite de tackles, ou combates, traduzindo. No Rugby League, cada vez que o time possui a bola e avança em direção à linha to Try ele pode sofrer 5 tackles. Se acontecer o sexto, a bola troca de posse e o outro time passa a atacar. No Rugby Union não existe esse limite. Os tries geralmente valem 4 pontos e dão direito a um chute que, se convertido, adiciona mais pontos ao time beneficiado. É muito agressivo mas talvez um dos esportes mais adorados pelos Australianos e, com certeza, pelos Neo Zelandeses.

Netball – Uma espécie de basquete, porém, com movimentos limitados. É jogado pelas mulheres e a Austrália é um dos países mais fortes do mundo nesse esporte. As regras são similares mas o contato físico é muito menor. Na hora de fazer uma cesta, por exemplo, a atacante não pode ser tocada e tem a liberdade de atirar a bola ao alvo.

afl-australia-football Australian Footbal – Como o nome diz, só existe aqui mesmo. Uma mistura bem louca de futebol e rugby, com certa emoção sim. Consiste em fazer o gol, porém, há 3 goleiras, ou arcos. Um grande no meio e dois menores nos lados. Se a bola passa pelos menores, o time marca 1 ponto apenas. Se passa pelo arco grande do meio, são 6 pontos anotados. O jogo tem 4 quartos de 20 minutos e os placares são sempre dilatados. Ainda leva muitos Australianos aos estádios e tem uma liga nacional bem forte e organizada. Os passes para frente só podem ser feitos com chutes e as dimensões do campo oval são bem grandes. Se um jogador corre com a bola por um certo tempo, este é obrigado a quicá-la no chão para nao perder a posse.

Agora que já foi comentado um pouco sobre cada um, talvez você possa entender um pouco mais sobre a cultura Australiana, no que tange a esportes. Porém, é preciso ressaltar que o povo Australiano é apaixonado por esportes, de qualquer tipo. Esportes mais tradicionais e globais como Natação, Atletismo, Basquete, Voleibol, Vôlei de Praia e Futebol também são praticados e muito populares. Aliás, este último, depois da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, ganhou muito em popularidade e hoje é o esporte mais praticado pelas crianças nas escolas Australianas. Eu mesmo compareci em 2 jogos da liga profissional de primeira divisão com mais de 30 mil pessoas cada. A finalíssima, vencida pelo time de Melbourne que contava com 4 Brasileiros no elenco, terminou com o placar de 6x0, sobre o time de Adelaide, que contava com 1 Brasileiro e teve, durante uma breve passagem em Janeiro, Romário jogando 4 partidas (e embolsando a simbólica quantia de 1 milhão de dólares).


 Mais Artigos  
Você conhece o "inglês australiano"? - 30/03/2006
Você se sente ofendido se alguém lhe convida para um barbie? Não entende quando alguém lhe oferece uma coldie? Se você acha que já domina o inglês e tirou nota 10 no último exame da sua escola , faça este teste e veja se você está atualiazado com as gírias do inglês "OZ"....mais
Verão em Sydney, tempo de cinema ao ar livre - 01/01/2006
Mantendo uma tradição que já dura vários anos, começa em Janeiro a temporada de exibições de filmes e espetáculos ao ar livre em Sydney que vai até meados de Março em vários locais da cidade....mais
Mitos australianos - 01/12/2005
Apesar de ser um pais com pouco mais de 200 anos de historia, ao investigar a cultura Australiana podemos juntar uma bela quantia de acontecimentos curiosos e fatos intrigantes...mais
IELTS - Perguntas e Respostas - 29/01/2010
O exame do IELTS (International English Language Testing System) é desenvolvido pela Cambridge University e ministrado pelo British Council. No Brasil, a única empresa autorizada a aplicar o teste é o British Council...mais
Mercado Imobiliário Australiano - 27/05/2008
Na maioria dos casos, os imigrantes recém chegados moram mesmo de aluguel. Comprar um imóvel na Austrália não é tarefa simples. Os custos são altos e isso, obviamente tem uma explicação lógica....mais


Copyright © Canguru.info O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.


Newsletter
 
Digite seu email
Enquete
Qual região exporta mais brasileiros pra Austrália?

Norte

Nordeste

Centro Oeste

Sudeste

Sul