Considerada atualmente a cidade mais próspera dentre todas as capitais Australianas, a região da grande Brisbane tem muito a oferecer em todos os aspectos.
Economia forte e estável, lindas praias, custo mais razoável em relação à Melbourne e Sydney, clima mais tropical e abundantes oportunidades de emprego são apenas alguns dos muitos exemplos que poderiam ser usados para justificar o título atribuído no início do artigo.
Economicamente a região vem se expandindo nos últimos anos, devido à fatores como imigração interna, investimento estrangeiro, exportação e turismo. Queensland é o estado Australiano que mais recebe imigrantes provenientes de outros estados da Austrália, devido aos fatores mencionados acima e o que mais cresce economicamente. Dados oficiais do Australian Bureau of Statistics.
Para aqueles que gostam de sol e praia, não poderia haver escolha melhor. Com o sol iluminando Queensland por mais de 300 dias ao ano, facilmente entende-se o título de Sunshine State. Na região de Brisbane, tanto ao Norte quanto ao Sul, há lindas praias com opções para todos os gostos.
Ao Sul, apenas a 100 km de Brisbane, fica localizada a famosíssima Gold Coast, com muita badalação, turismo internacional, surf e esportes radicais. Uma espécie de Beverly Hills Australiana. Nos meses de verão, entre Dezembro e Março as praias e os nightclubs estão sempre lotados, comprovando a fama desse linda e imperdível região do Sul de Queensland. A principal atração fica por conta da praia de Surfers Paradise, onde acontece anualmente o GP de fórmula Indy nas ruas da cidade e etapa do WCT de Surf profissional. Na estrada que liga Brisbane às praias da Gold Coast, há parques temáticos como o Dreamworld (uma espécie de Playcenter) e o Movieworld (uma espécie de Disneylândia em menores proporções). Imperdível, também, já dentro da Gold Coast, o Seaworld, parque temático sobre a vida marinha. Aberto diariamente é diversão garantida para todas as idades.
Ao Norte, distante 100km de Brisbane, temos a menos agitada Sunshine Coast. Muito linda e com ótimas opções de lazer para toda a família. Noosa Heads e Mooloolaba são opções preferidas pelos Australianos e também turistas. Para quem quiser conhecer e admirar a peculiar fauna Australiana, faz-se obrigatória uma visita ao Australia Zoo, lar do falecido caçador de crocodilos Steve Irwin, acidentalmente morto por uma arraia marinha em Setembro de 2006 quando filmava um documentário sobre os animais marinhos mais perigosos.
Veja o mapa para entender melhor a localização geográfica de Brisbane e suas costas Norte e Sul.
Em termos de empregabilidade e crescimento, Brisbane vem sendo a locomotiva dentre as capitais Australianas. Muitas multinacionais têm escritórios estabelecidos na cidade e isso atrai profissionais qualificados. Empresas como Boeing, Air Emirates, IBM, Coca-cola, dentre outras, marcam presença na área central e suburbana de Brisbane. Os altos custos de vida de Sydney e Melbourne e o crescente custo de moradia dessas cidades também contribuiram e ainda contribuem acentuadamente para a imigração interestadual.
Para finalizar, o clima é um fator de atração populacional sempre comentado entre os que optaram por adotar Queensland e a região de Brisbane como nova casa. É fato que essa região passa pela pior seca das últimas décadas, com restrições fortes quanto ao consumo de água. Isso porque os dias ensolarados dominam a maioria dos 365 disponíveis no ano, dando o nome carinhoso de Sunshine State à toda a região. Temperaturas que variam, na média anual, entre 14 graus no inverno e 28 no verão, certamente influenciam na hora de uma decisão sobre lugar para morar em função do clima.
|