Austrália - Dicas - Vistos - Informação
   Home   |   Guia de Serviços   |   Fórum   |   Artigos   |   Classificados   |   Notícias   |   Relatos   |   Parceiros   |   Contato   
Guia/Serviços

Restaurantes

Saúde

Associações

Índice...
Fórum

Vistos Austrália

Cursos e Escolas

The Barbecue

Vistos UK

The Pub

Sushi Bar
Informações

Vistos

Acomodação

Trabalho

Índice...
Agentes de Imigração: Prós e Contras - por Eduardo Camardelli e Canguru.info - 10/05/2007
Todo mundo que considera imigrar para Austrália já considerou um dia o fato de utilizar os serviços de um agente de imigração. E muitos de fato utilizaram. Mas contratar um agente de imigração é realmente necessário?

agentes-imigracao Obviamente que um processo de imigração definitivo consome tempo, recursos financeiros e muito conhecimento de legislalção de imigração, além de um bom conhecimento da língua inglesa. Muitas pessoas preferem, de fato, investir um dinheiro extra e deixar os seus processos a encargo desses profissionais, enquanto outros preferem pesquisar mais, dividir opiniões e economizar um pouco.

O preço cobrado por estes serviços é alto e vale lembrar que os agentes não tem nenhum poder de acelerar o processo. Seus serviços são apenas de aconselhamento e representação e tudo que está ao alcance deles também está disponível para qualquer aplicante.

É importante mencionar este fato pois o brasileiro está acostumado com a cultura brasileira onde existe a figura do despachante em vários setores do serviço público, onde de fato o despachante pode acelerar o resultado de um processo do tipo renovação de carteira de motorista, por exemplo, mediante ao pagamento de uma taxa extra. Perante o departamento de imigração Austaliano todos são iguais e o que define a velocidade do processo é uma aplicação bem feita, onde obviamente o agente pode ajudar, mas não há “jeitinhos” ou “atalhos” que um agente possa providenciar.

Vantagens

Economia de tempo – Pessoas muito ocupadas com suas atividades diárias que não tem tempo para ler as leis e requisitos, optam por pagar os custos e deixar que o agente determine a documentação e os procedimentos necessories ao invés de pesquisar por si só.

Conhecimento da Legislação – Obviamente por lidar todos os dias com os processos de vários clientes, estes profissionais acumulam um vasto conhecimento das regras e leis necessárias para cumprir com sucesso um processo de imigração. Além disso, eles estão sempre atualizando-se uma vez que a legislação está constantemente mudando.

Contato com os órgaos e associações responsáveis em inglês – Algumas pessoas não se sentem confortáveis com a barreira da língua, então optam pelos agentes para intermediar a comunicação e acompanhar todo o processo e os contatos.

Desvantagens

Custo - Tudo bem que geralmente eles cobram por seus serviços já constando o valor da taxa de aplicação do visto. Mas as informações para o processo constam completamente nos booklets, logo, o aplicante não precisa utilizar-se de agentes para encaminhar o processo e obter o visto. Essa é com certeza a maior desvantagem.

Comunicação – Toda a comunicação com o departamento é feita entre este e o agente de imigração. No caso de solicitação de documentação extra, o agente precisa encaminhar a mensagem para o aplicante e este precisa retornar os documentos ao agente, criando assim um pouco de atraso no processo todo. Nesse interim perde-se tempo, e também existe o risco de extravio ou perda de documentação.

Possibilidade de Falha – Por lidarem com muitos processos, algumas informações podem ser enviadas trocadas, documentos confundidos e enviados erroneamente – ocasionando maiores atrasos e riscos. Não estou dizendo que todos são desorganizados, pelo contrário, mas já fiquei sabendo de alguns exemplos!

Conclusão
No fim das contas, esta é uma decisão pessoal e cabe a cada um decidir se se vale a pena investir nestes serviços. Mas como regra geral, se o processo não tem complicadores não há muito que o agente possa fazer para ajudar, pois a maior parte de um processo de imigração consiste em juntar documentações e providenciar traduções e formulários. Ou seja, são coisas que não podem ser delegadas ao agente.

Complicadores podem ser: problemas com comprovação de experiência profissional, problemas anteriores com imigração ou problemas de saúde. Nestes casos, o agente pode ajudar a evitar uma aplicação rejeitada.

É bom ter em mente que é conveniente para os agentes pintar todo o processo como um bicho de sete cabeças e porisso é aconselhável procurar também opiniões imparciais de pessoas que passaram pela mesma situações em fórums sobre o assunto.

Maiores informações podem ser encontradas em discussões existentes no nosso fórum:

  • Despachante
  • Roubada total
  • Skilled Migration

  •  Mais Artigos  
    IELTS - Perguntas e Respostas - 29/01/2010
    O exame do IELTS (International English Language Testing System) é desenvolvido pela Cambridge University e ministrado pelo British Council. No Brasil, a única empresa autorizada a aplicar o teste é o British Council...mais
    Vistos para a Austrália - 01/10/2005
    Pensando em jogar tudo para o alto e passar uma temporada estudando ingles na Australia?...mais
    Visto Permanente para imigração para a Austrália - 01/10/2005
    Para quem deseja imigrar permanentemente, o governo australiano oferece um programa de imigracao com o objetivo de atrair pessoas com habilidades em demanda ou pessoas que estejam interessadas em viver em areas regionais do pais...mais
    Visto de turista para a Austrália - 01/10/2005
    O visto de turista e indicado para fins turisticos, visita de familiares ou outros propositos de curta temporada que nao envolvam trabalho....mais
    Visto de estudante para a Austrália - 01/10/2005
    O visto de estudante para eh utilizado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas na Austrália, para fazer curso de inglês, intercâmbio, graduação ou pós-graduação...mais


    Copyright © Canguru.info O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.


    Newsletter
     
    Digite seu email
    Enquete
    Qual região exporta mais brasileiros pra Austrália?

    Norte

    Nordeste

    Centro Oeste

    Sudeste

    Sul