Com certeza nunca encontraremos um país onde não exista algum tipo de crime ou delito. Porém, o fator segurança ainda é um dos principais impulsionadores de imigração aos paises desenvolvidos. Na Austrália não poderia ser diferente e alguns fatos podem embasar essa afirmação.
Recentemente acompanhando os jornais, tele-jornais e websites, certamente tomamos conhecimento dos tipos e dimensões dos crimes que acontecem na Austrália. Para aqueles que gostam de comparar com o Brasil, existe o mesmo sensacionalismo da mídia, porém, as razões pelas quais os crimes são cometidos e a forma como são investigados e punidos é que representam a grande diferença.
Inicialmente, os fatores culturais e educacionais desempenham importante papel na baixa taxa de criminalidade Australiana. Todos vão para escola, recebem educação de qualidade e respeitam os valores do próximo. Isso tem influência direta na taxa de criminalidade e faz com que ela realmente seja baixa.
Por terem educação apropriada e pelo fato do país apresentar uma das menores taxas de desemprego do mundo, sobram empregos e dificilmente um cidadão fica sem acesso à renda básica para uma vida digna. Ainda existe o sistema social do governo da Austrália que fornece quantias mensais para os desempregados.
Mas o grande exemplo da segurança pública australiana talvez seja a forma exemplar como a polícia age e pune os que descumprem as leis e prejudicam a ordem pública. Para melhor ilustrar, comentarei um caso que aconteceu há umas duas semanas atrás na área metropolitana de Brisbane. Um desordeiro iniciou uma briga na frente de um nightclub na saída de uma festa, na madrugada de domingo para segunda. A polícia foi chamada e como geralmente acontece com os brigões, vão diretamente para delegacia e, com certeza, não são liberados logo em seguida. No momento em que a polícia interrogava o baderneiro, um outro envolvido na confusão resolveu “furtar temporariamente” a van da polícia, inciando uma perseguição automobilística que durou pouco menos de 10 minutos, sem nenhum ferido ou dano ao patrimônio público e privado. Esse fato aconteceu por volta de 3 horas da madrugada.
No dia seguinte, às 14h da tarde, o arruaceiro cidadão comparecera à corte para ser julgado culpado e ter sua pena definida – nesse caso, várias horas de trabalho social pelo seu ato insano e condenável. Pode parecer um delito simples, mas, o que deve chamar atencao em si não é a gravidade do crime em si, mas sim, a agilidade com que o julgamento foi providenciado e as penas cabíveis impostas.
Nos casos de crimes mais graves, como homicídios, tentativas de homicídios, estupros, assassinatos, pedofilia, dirigir alcoolizado e etc., pesadas penas são aplicadas e os julgamentos acontecem no mesmo intervalo de tempo, senão mais rapidamente.
Essa aplicabilidade da lei com exemplar agilidade faz com que os cidados e residentes australianos sintam-se mais seguros e sintam também o apoio da lei e da justiça quando delas surgir a necessidade.
Eis porque a Austrália é hoje um dos paises mais seguros do mundo e exemplo de funcionamento da justiça e aplicação das leis. |