
Pensando em jogar tudo para o alto e passar uma temporada estudando inglês na Austrália?
Sonhando em imigrar para a terra dos cangurus? Antes de mais nada é preciso correr atrás de um visto. Seja para fins turísticos, estudos ou imigração, qualquer pessoa visitando a Austrália precisa primeiramente solicitar um visto.
Existem vários tipos de visto dependendo basicamente da natureza da visita, e do tempo de estadia: turismo, estudos, trabalho, negócios, imigração. Obviamente eles oferecem diferentes direitos.
Por exemplo, um visto de turista é normalmente concedido para um período máximo de 3 meses de estadia e não da direito de trabalhar nem de extender a permanência sem sair do país. Já um visto de residência permanente permite ao portador permanecer indefinidamente na Austrália, e após um período de espera adquirir cidadania australiana.
Um visto do tipo "working holiday" permite trabalho em tempo integral mas nao se pode permanecer no mesmo emprego por mais de 3 meses enquanto um visto de estudante permite trabalhar 20 horas semanais durante o período letivo e em tempo integral nas férias.
Cada categoria de visto tem diferentes requisitos, formulários e tempo de processamento. Para todos eles é necessário o pagamento de uma taxa que não será devolvida independente do resultado da solicitação do visto, mesmo que ele seja negado. Algumas categorias requerem exames médicos, verificação de antecedentes criminais ou a tradução de documentos.
Pode parecer complicado mas basta seguir as instruções contidas nos formulários e manuais e ter certeza de preencher todos os requisitos. Não é necessário utilizar um despachante ou qualquer outro tipo de ajuda, pois o processo segue regras bem definidas. Porém existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para se evitar um visto negado.
Há várias formas de se imigrar para a Austrália, o primeiro passo é escolher o tipo de visto que melhor lhe atende e correr atrás de informações.
Obs: As informações contidas nesta seção devem ser utilizadas apenas como orientação. Para informações oficiais consulte o site da Embaixada da Austrália ou o site da do departamento de imigração Australiano. |